A animação tomou conta da Gincana das Mães, que aconteceu no Módulo Esportivo neste sábado, 25. Divididos, os cinco núcleos das escolas de Ensino Fundamental coloriram e agitaram o evento.
A solenidade foi aberta com as apresentações de alunos do Projeto Unidades Integradas: Aprender em dois tempos. Jemylle Lima e Samira Rodrigues cantaram o Hino Nacional; as alunas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dona Josefina fizeram uma apresentação de balé em homenagem às mães e outro grupo da Emef Waldyr Emrich Portilho encantou os presentes com a exibição de Ginástica Rítmica Desportiva.
Os critérios de avaliação da Gincana incluíram as atividades recreativas e as competências socioemocionais, como integração do núcleo, organização, harmonia da torcida, animação, respeito, companheirismo e paciência, por exemplo.
As mães competiram e socializaram com as brincadeiras da corrida de saco, atividades com bola e desenho, por exemplo.
Representando a coordenação de projetos, Ana Lúcia Cabral disse que é animador chegar ao Módulo e encontrar as torcidas já se organizando e buscando a vitória. “Independente da competição o que vale é a integração entre as mães. É a partir de eventos como este que as famílias despertam para a importância da participação nas unidades”, destacou.
A gestora da Emef Nestor Fonseca, Adilza Martins, acredita que a atividade promoveu um vínculo com as famílias. “Nesta parceria todos ganham e os filhos vibram com a participação”, salientou.
A professora, Márcia Ferreira relatou que a programação é muito importante porque promove a socialização entre aluno, família e unidade escolar. “É de suma importância que este processo ocorra na educação, a família precisa estar inserida no meio educacional”, salientou.
As mães aprovaram a organização do evento. Heloisa Porto estava acompanhada pelo filho e disse que foi a primeira vez que participou de uma gincana. “Temos que participar, sempre que eu posso gosto de estar presente na escola”, afirmou.
Geane Lima tinha um motivo a mais para participar, pois a filha Jemylle iria interpretar o Hino Nacional. “Sempre estou acompanhando minha filha”, revelou.
Jemylle estava na expectativa para se apresentar e contou que ter a mãe por perto é um incentivo a mais.
Adriana Rodrigues, mãe de Samira que também cantou o Hino, disse que projetos que promovem a integração são muito importantes porque incentivam realmente as mães a estarem mais próximas de seus filhos.
Segundo o secretário de Educação, Levy Rei de França, a proposta do evento atende ao que foi diagnosticado como um dos pontos principais para valorização e melhora na qualidade da educação, contando com a participação do aluno também fora da sala de aula, trazendo os pais para dentro da escola, aproveitando o momento de integração através do esporte e lazer e com grande parte das premiações voltadas ao que já está sendo trabalhado nas escolas, que é o direcionamento ao não-cognitivo. “Nós estamos premiando não só o que é ensinado dentro da sala de aula, mas também aquilo que é trabalhado na escola da vida, aproximando a prática das instituições de ensino à prática do que é cobrado na sociedade”, finalizou.
Demonstrando entusiasmo e trabalho em equipe, o grande vencedor da I Gincana das Mães foi o núcleo IV (amarelo).
Foto: Tanabi Fedrigo
Várias atividades foram oferecidas na gincana