Será realizada nesta quinta-feira, 28, a primeira etapa do processo eletivo para escolha de quatro alunos que irão compor o segmento “estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, do Conselho de Acompanhamento e Controle Social (CACS) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) gestão 2013/2015.
Cada uma das cinco unidades escolares que disponibilizam a EJA, sendo elas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF’s) Olinda Ataydes, Antônio Gomes, Dona Josefina, Ana Maura e Filadelfo Jorge irão eleger nesta primeira etapa quatro alunos, totalizando 20 estudantes.
Segundo a coordenadora da EJA, Delma Erks, a importância da participação dos alunos se dá não só na atuação fiscalizadora como também no crescimento, porque eles passam a ver como funciona a educação deixando de ser só expectadores.
Há como pré-requisitos para os alunos participarem terem mais de 18 anos e não estarem no 9º ano, tendo em vista que a gestão do Conselho vai até março de 2015 e os estudantes de 9º ano já estão deixando a escola em 2013.
Na próxima quarta-feira, 6, às 19h, no Auditório da Secretaria de Educação (SME) acontecerá a segunda etapa, a qual será presidida pela comissão do segmento. Dos 20 alunos eleitos na primeira etapa serão escolhidos por outra votação, quatro para comporem o conselho do Fundeb.
Abaixo, acompanhe o edital:
Edital de processo eletivo para composição do segmento estudantes de educação de jovens e adultos da rede pública municipal nos quadros do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb – gestão: 01/04/2013 a 31/03/2015. http://www.rioverdegoias.com.br/sme/arquivos/download/downs-219-0.pdf
Saiba mais:
O Conselho de Acompanhamento e Controle Social (CACS) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) é composto por representantes dos seguintes segmentos: pais de alunos, estudantes da educação de jovens e adultos, gestores das unidades, professores, Conselho Tutelar, poder executivo (Prefeitura e Secretaria de Educação), Conselho Municipal de Educação (COMERV) e servidores técnico-administrativos das escolas básicas.
O CACS-FUNDEB é um órgão colegiado e tem como finalidade acompanhar a repartição, transferência e aplicação dos recursos financeiros do FUNDEB do município.