Foi realizado na manhã desta quinta-feira, 11, no Hospital Municipal, um café da manhã especial em comemoração ao dia do fisioterapeuta, celebrado em 13 de outubro. Segundo o coordenador do departamento na unidade de saúde, Renato Canevari Dutra da Silva, o objetivo da iniciativa foi homenagear os profissionais que atuam no Hospital, promovendo assim maior valorização dos fisioterapeutas que ali atuam. “Temos muito o quê comemorar, pois há nove anos e meio, desde que o serviço de fisioterapia foi implantado no Hospital Municipal, eu era o único profissional atuante aqui. Hoje, somos quatro no total. Além disso, de agosto para cá realizamos mais de 1.000 atendimentos aqui, ou seja, é uma prova de que há demanda e de que estamos sendo reconhecidos,” comentou.
Canevari fez questão de destacar ainda que a Prefeitura de Rio Verde, através da Secretaria de Saúde, tem dado total respaldo para que o serviço de fisioterapia seja executado a contento.
Dia do fisioterapeuta – A data comemorada no dia 13 de outubro, corresponde à aprovação do Decreto Lei n° 908/69, responsável pela regulamentação da profissão. O fisioterapeuta é responsável por prevenir e tratar sequelas causadas por diversos tipos de doenças ou ocasionadas por longos períodos de internação. A área tem crescido aliada à pesquisa, ao conhecimento científico e à evolução tecnológica. Assim, o fisioterapeuta vem ganhando espaço em empresas, associações esportivas, hospitais, clínicas, ambulatórios e universidades.
Em Rio Verde, o curso superior de formação em fisioterapia é oferecido por duas de instituições ensino, o que contribui para que, cada vez mais, profissionais sejam capacitados para o mercado de trabalho, que está em constante crescimento na região.
Fotos: Tereza Pícoli
Equipe de fisioterapeutas do hospital
Equipe do Hospital Municipal reunida durante o café