Desde o ano passado é realizado a cada quadrimestre uma audiência pública de prestação de contas. Neste ano ela aconteceu na quinta-feira, 27, no auditório da Prefeitura. A novidade é que além da Audiência Pública foi lançado o Portal da Transparência.
A apresentação das contas foram feitas através de slides, pelo contador Leonardo Rodrigues. Entre os dados mostrados ele falou que 2010 teve uma renda de 21%, maior do que na mesma época no ano passado, porém diante da meta prevista no ano anterior ela ficou abaixo, em 20%.
A população foi convidada para assistir a prestação de contas, porém poucas pessoas compareceram. Segundo a controladora geral do Município, Débora Chiogna na primeira audiência as pessoas foram assistir, mas com o passar do tempo a frequencia diminuiu. Ela afirma que “É extremamente importante a população estar aqui na audiência, porque os questionamentos vêm, se eles estivessem aqui e assistissem eles saberiam exatamente para onde está indo o dinheiro”.
Em relação ao site Débora explica “Qualquer cidadão pode ter acesso ao site e saber o que está acontecendo diariamente na Prefeitura. O portal da transparência surgiu através de uma lei, que prevê que a partir do dia 27 de maio todos os municípios acima de 100 mil habitantes são obrigados a ter o site que mostre a receita.”
Adriana de Oliveira, dona de casa e presidente do bairro Céu Azul, que assisti às audiências desde o ano passado diz “Eu acho muito importante vir, porque na hora de cobrar eu vou saber do que estou falando.”
Fotos: Washington Oliveira