Campanha de Prevenção contra o Câncer de Boca e Colo Uterino
Secretaria de Saúde - 11/07/2018 às 14:25

Com a finalidade de diagnosticar precocemente o câncer de boca e o câncer de colo uterino, a Secretaria de Saúde em parceria com o Hospital do Câncer de Rio Verde fará um trabalho de prevenção na próxima semana. 

A partir do dia 16 de julho ao dia 27 de julho serão realizados exames clínicos de prevenção no Hospital do Câncer de Rio Verde com o objetivo de diagnosticar casos precocemente, pois o câncer de boca e o câncer de colo uterino são patologias com localizações e aspectos clinicos patológicos múltiplos e não possuem sintomas ou sinais patognomônicos, podendo ser detectados em vários estágios de evolução histopatológica e clinica.
 
Além disso, o câncer de colo uterino é o terceiro tumor mais frequente na população feminina - atrás do câncer de mama e do colorretal - e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
 
Prova de que o país avançou na sua capacidade de realizar diagnóstico precoce é que na década de 1990, 70% dos casos diagnosticados eram da doença invasiva. Ou seja: o estágio mais agressivo da doença. 
 
 
Estimativas de novos casos de câncer de colo uterino:
16.370 em 2018

Estimativa de novos casos de câncer de boca:
14.700 em 2018: 11.200 homens e 3.500 mulheres.
(Fonte: INCA)
 
 
Fotos: Arquivo/SECOM
 


Assessoria de Imprensa
secom@rioverde.go.gov.br


Mais Notícias
Enviar por e-mail