Infraestrutura

 

Infraestrutura

Um município cresce quando possui infraestrutura para acolher empresas e pessoas que chegam em busca de novas oportunidades. Por isso, Rio Verde se destaca em relação a outras cidades. O Município conta com rede de água, esgoto, vias pavimentadas, energia elétrica e telecomunicações. Esta estrutura constantemente está sendo ampliada para atender o crescente aumento da demanda gerada pelo grande fluxo de pessoas que migram para o Município.
 
Sua malha viária urbana atualmente ultrapassa 400 quilômetros de extensão, cobrindo praticamente toda a cidade, que conta com cerca de quatro milhões de m² de asfalto. Cerca de 60 mil linhas telefônicas entre fixas e móveis e celulares atendem às necessidades do município.
 
A cidade conta com quatro emissoras de rádio (quatro FM e uma AM), uma emissora de TV, duas redes de TV a cabo e uma central da Embratel instalados do município.
 
A oferta de energia elétrica é suficiente para atender a cidade e a chegada de novas indústrias. Duas subestações (uma da CELG e outra de Furnas) fornecem energia para que Rio Verde possa atrair cada vez mais empresas como a Perdigão e continuar no seu ritmo crescente de desenvolvimento.
 
DIMPE
 
Para estimular as micro e pequenas empresas, o município conta com o 5º distrito industrial de Rio Verde, o DIMPE (Distrito Industrial Municipal de Pequenas Empresas), que atende um segmento não atendido pelos outros distritos industriais existentes no município. Assim, o Distrito está beneficiando os pequenos empresários e aqueles que antes estavam atuando na informalidade ou em condições precárias.
 
Em março deste ano, foi feito o lançamento das obras de construção da rede pluvial, já iniciadas, e do asfaltamento do DIMPE. Após a conclusão das obras de rede e galerias pluviais, será feita a pavimentação asfáltica de ruas e avenidas do distrito, num total de 80 mil m2 e com recursos da ordem de R$ 3,7 milhões, fruto de uma parceria entre o Governo Municipal e o Governo do Estado, através da Agência Goiana de Desenvolvimento Industrial e Mineral (AGIM).
 
Saneamento Básico
 
Mais de noventa por cento da cidade é abastecida por água captada junto aos ribeirões Abóbora e Laje, bombeada para a Estação Central, onde recebe tratamento necessário para sua distribuição.
·                    Rede de água: 509. 966 metros
·                    Ligação de água: 31.817 unidades
·                    Rede de esgoto: 119.612 metros
·                    Ligação de esgoto: 19.095 unidades
O Município conta com a estação de tratamento de esgoto, que foi concluída em 2001, e está em pleno funcionamento. Com isso, 100% do esgoto captado na cidade é tratado, o que representa 57,10%.
 
Energia Elétrica
 
    Subestação da Celg em Rio Verde
·                    02 transformadores de 25 M.V.A. (138/69,0KV)
·                    01 transformadores de  25 M.V.A. (13,8/13,8.0KV)
·                    01 transformadores de  33,3 M.V.A. (13,8/13,8.0KV)
·                    01 transformadores de 10 M.V.A. (13,8/34,5KV)
·                    07 circuitos alimentadores de 13,8KV
·                    01 alimentados de 34,5 KV para zona rural
 
    Subestação da Celg em Rio Verde região Cabriuva
·                    3 circuitos alimentadores de 13,8 KV
·                    01 transformadores de  10 M.V.A. (69/35,34 KV)
·                    02 circuitos de  25 M.V.A. (34,5KV) para zona rural
Além destas, Rio Verde conta com o Centro de Operação Regional que atende todas as subestações dos 26 municípios da região sudoeste Subestação de Cobertura.
 
Subestação de Furnas
·                    02 bancos de transformadores de 100 M.V. A   cada
·                    10 linhas de transmissão
·                    06 linhas de 230.000 volts e 04 linhas 138.000 volts
 
 
Fonte: Secretaria de Comunicação - Telefone: (64) 3602-8001