Saúde

 

A estrutura assistencial à saúde em Rio Verde conta com médicos, em todas as especialidades, várias clínicas e ambulâncias.
 
A secretaria de saúde conta com uma frota moderna composta por sete ambulâncias (zero km), cinco carros para transporte solidário, com ar condicionado (zero km), três veículos modelo Kombi para transporte solidário (zero km) e treze motocicletas, atende ao apoio administrativo e agente de endemias.
 
O Carro do Povo tem como objetivo transportar pacientes carentes a hospitais, clínicas, fisioterapias e hemodiálises. Hoje o Município conta com oito Carros, sendo cinco em Rio Verde e três nos distritos – Ouroana, Riverlândia e Lagoa do Bauzinho.
 
O Município conta ainda com diversas unidades de saúde como: Hospitais: Evangélico (Doutor Gordon), Santa Terezinha e Municipal. Clínicas: Modelo, Psiquiátrica Marat de Souza e Sanatório Espírita Pró-Cáritas, CRHD, CAPS, SAMU, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológiga, Maternidade Augusta Bastos, Hemocentro, Hospital do Câncer e Pronto Socorro Municipal.
 
Possui também doze postos de saúde: Cais, PS Bairro Popular; PS Vila Borges; PS Promissão; PS Serpró; PS Valdeci Pires; PS Gameleira; PS Laranjeiras; OS Morada do Sol; PS Distrito de Riverlândia; PS Lagoa do Bauzinho; PS Ouroana.
 
E nove PSFs nos bairros: Santo Antônio, Vila Menezes, Promissão, Popular, Eldorado, Maurício Arantes, Martins, Mariana e Veneza.
 
Ao lado da Unidade Básica de Saúde do Veneza funciona uma moderna Academia da Terceira Idade (ATI).
 
A cidade oferece também exames especializados como a ultrassonografia, tomografia computadorizada, mamografia, RX, ecodoppler vascular e ecocardiograma, entre outros.
 
Para melhor atender à população, a administração municipal desenvolve nos Postos de Saúde e Cais as seguintes ações de prevenção: Programa da Mulher, Programa da Criança, Programa Diabetes, Programa Hipertensão Arterial, Programa Hanseníase, Programa Tuberculose, Programa DST- Aids e Programa de Saúde da Família (PSF), com nove equipes, além de uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF 1).
 
O município conta com vários odontólogos, distribuídos em diversas clínicas particulares e prestando serviços à população, através de programas que a administração desenvolve. Todos os Postos de Saúde conta com um consultório dentário que atende a população em caso de emergência, extração, obturações e higiene bucal. E nesta gestão a cobertura foi ampliada, para que também houvesse atendimento nos postos dos Distritos da Lagoa do Bauzinho, Riverlândia e Ouroana.
 
Serviços odontológicos também são oferecidos na Associação Beneficente André Luis (ABAL), que atende os idosos; Associação Beneficente Alta de Souza( ABAS), que atende idosos e a população em geral; no Sanatório Dona Marieta; no Centro Espírita do Jardim Primavera e na Penitenciaria, além do Consultório móvel que percorre creches e escolas da cidade.
 
No Centro de Assistência Integrado a Saúde (CAIS) é realizado o Programa Brasil Sorridente, do governo federal, no qual são atendidas especialidades como ortodontia, endodontia, próteses, periodontia, e cirurgia, pediatria, pacientes especiais, raio x odontológico, programa do bebê.
Os serviços médicos e odontológicos contam ainda com o Trailer Rural: a saúde indo até o paciente. Moderno aparelho sanitário com gabinete dentário e consultório médico. Percorre os assentamentos (Zona Rural do município). (Doutor José Garcia).
 
Implantado no Município em 2003, o Serviço de Assistência Especializada (SAE), presta atendimento clínico e psicossocial aos pacientes e familiares dos soropositivos e doentes de aids. Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, o SAE conta com uma médica infectologista, uma enfermeira, uma psicóloga, uma farmacêutica e uma bioquímica. Com o posto na cidade, os pacientes de toda a região não precisam mais ir até Goiânia para buscar os medicamentos doados pelo governo, que são entregues aqui mesmo. O atendimento é diário, de segunda a sexta-feira.
 
O Município conta com o Centro de Excelência em Oftalmologia (CEO), que é uma obra do Governo Municipal em convênio com a UFG (Universidade Federal de Goiás) e da FUNDAHC (Fundação de Amparo ao Hospital das Clínicas), através do Centro de Referência em Oftalmologia (CEROF). O Objetivo é atender, em alto nível, a população mais carente da cidade através do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
O CEO conta com um consultório no CAIS. São cinco médicos pela Prefeitura e uma enfermeira.